terça-feira, 14 de junho de 2011

Cavalera inspira-se em Frida Kahlo para coleção verão 2012


O desfile de amanhã, 11h na área externa a Bienal, tem como tema “ Frida Kahlo ouve Janis Joplin no dia de los muertos” E podemos esperar mais uma viagem do diretor criativo Alberto Hiar, pelo croqui vemos que a coleção terá cores e flores.

Pensando um pouco em história – Frida não teve tempo de conhecer a música de Janis, já que quando faleceu a cantora contava apenas com 11 anos de idade- retirei o trecho que fala da pintora da obra de Edward Lucie-Smith, porque muitas pessoas só conhecem a Frida Kahlo graças ao filme protagonizado por Salma Hayeck, ou apenas alguns de seus agonizantes quadros, vendo um pouquinho da sua história dá para ver sua obra com outros olhos.


















Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo (Coyoacán, México, em 6 de julho de 1907 - Coyoacán, 13 de julho de 1954), foi uma pintora mexicana.
Pintou com cores vibrantes em um estilo que foi influenciado pela cultura indígena do México e as influências europeias, incluindo realismo, simbolismo e surrealismo. Muitos de seus trabalhos são auto-retratos que simbolicamente articulam suas próprias dores. Kahlo foi casada com o muralista mexicano Diego Rivera.
"Eu pinto auto-retratos porque sou a pessoa que eu conheço melhor." - Frida Kahlo

Em 1925,
Kahlo sofreu o grave acidente que viria a definir o padrão de grande parte do resto de sua vida. Ela estava viajando em um ônibus que colidiu com um bonde, e sofreu ferimentos graves em sua perna direita e pélvis. O acidente arruinou seu sono de ser mãe, uma das dores que ela mais representou em seus quadros. Significou também que ela enfrentaria uma árdua batalha contra a dor. Em 1926, durante a sua convalescença, ela pintou o seu primeiro autorretrato, início de uma longa série em que ela traçou os acontecimentos de sua vida e suas reações emocionais neles.

Ela conheceu Rivera, em 1928, através de sua amizade com o fotógrafo e revolucionário Tina Modotti. Rivera tinha acabado de se separar, e os dois descobriram que tinham muito em comum, pelo menos do ponto de vista político, uma vez que ambos eram comunistas militantes. Eles se casaram em agosto de 1929. Kahlo viria a dizer: "Eu sofri dois acidentes graves na minha vida, aquele em que o bonde me derrubou e Diego."

O clima político no México estava se deteriorando para os de esquerda, graças ao governo Calles reacionário e o programa de pintura do mural iniciado pelo grande ministro da Educação, José Vasconcelos tinha sido interrompido. Mas a reputação artística de Rivera estava se expandindo rapidamente nos Estados Unidos. Em 1930, o casal partiu para São Francisco, em seguida foi a Nova York em 1931 para a retrospectiva Rivera organizada pelo Museu de Arte Moderna.
Kahlo, nesta fase, era considerada principalmente como um apêndice de um marido famoso, mas a situação mudou rapidamente.
Em 1932 Rivera foi contratado para pintar uma série de grandes painéis para o Museu de Detroit, e Kahlo sofreu um aborto espontâneo. Enquanto se recuperava, ela pintou o aborto em Detroit, o primeiro de seus penetrantes autorretratos. O seu estilo evoluiu para algo totalmente contrário ao do marido, sendo baseada na arte popular mexicana e, em particular, o universo das igrejas do México.

Frida começou a trabalhar em uma série de obras que não tinha precedentes na história da arte - pinturas, que exaltam a qualidade feminina de verdade, da realidade, da crueldade e sofrimento. Nunca antes uma mulher agonizante colocara a poesia na tela como Frida, naquele momento, em Detroit.
Diego e Frida em foto do dia de seu casamento em 1929

Quando finalmente retornaram ao México em 1935, Rivera iniciou um affair com a jovem  Cristina Kahlo. Embora eles tivessem feito as pazes, este incidente marcou grande mudança na sua relação. Rivera nunca tinha sido fiel a uma mulher; Kahlo já embarcou em uma série de casos com homens e mulheres que continuaram para o resto de sua vida. Rivera tolerada seus relacionamentos lésbicos melhor do que os heterossexuais. Um dos mais graves amores foi com o líder revolucionário russo Leon Trotsky, que ao ser perseguido por Stalin, veio se refugiar no México, em 1937 convidado por Rivera. Outro visitante no México neste momento, quem de bom grado teria um caso amoroso com Kahlo, foi a principal figura do grupo surrealista, André Breton. Ele chegou em 1938 e ficou encantado com o México, que considerou um país "surrealista naturalmente", e com a pintura de Kahlo. Através de sua iniciativa, foi oferecido um show no elegante Julian Levy Gallery em Nova York, em 1938, e Breton escreveu um prefácio do catálogo. A exibição foi um triunfo, e cerca de metade dos quadros foram vendidos. Em 1939, Breton sugeriu uma exibição em Paris e se ofereceu para organizá-la.
Kahlo, que não falava francês, chegou à França para descobrir que Breton não havia sequer se preocupado em preparar.

A exibição foi finalmente resgatada por Marcel Duchamp, que a abriu com cerca de seis semanas de atraso. Não foi um sucesso financeiro, mas as críticas foram boas e o Museu do Louvre adquiriu uma imagem para o Jeu de Paume. Kahlo também ganhou elogios de Kandinsky e Picasso .Como conseqüência criou uma aversão violenta para o que ela chamou de "esse bando de lunáticos, dos surrealistas”. Em janeiro de 1940, por exemplo, era um participante (com Rivera) da Exposição Internacional do Surrealismo, realizada em Cidade do México. Mas ela negava ser surrealista. "Eles achavam que eu era surrealista," disse, "mas eu não era. Eu nunca pintei sonhos. Pintei minha própria realidade".
(arvore)

No início de 1940,
Kahlo e Rivera se divorciaram, mas eles continuaram a fazer aparições públicas juntos. Mudaram para os EUA e se casaram novamente. Um dos motivos parece ter sido o fato que Rivera  reconhecera que a saúde de Kahlo se deteriorar inexoravelmente, e que ela precisava de alguém para cuidar dela.

A partir de 1944,
Kahlo sofreu as primeiras operações em sua coluna e seu pé aleijado (resquício da poliomelite). Autoridades em sua vida e trabalho têm questionado se todas essas operações eram realmente necessárias, ou se elas eram de fato uma forma de prender a atenção de Rivera em face de seus assuntos diversos com outras mulheres. No caso de Kahlo, seus sofrimentos físicos e psicológicos foram sempre ligados. nos anos 1950, seu estado físico, chegou ao ápice e ela teve de ir para o hospital na Cidade do México, onde permaneceu por um ano.
Em julho de 1954, ela fez sua última aparição pública, quando participou de uma manifestação comunista contra a derrubada do presidente da Guatemala, Jacobo Arbenz. Logo depois, ela morreu durante o sono, aparentemente como resultado de uma embolia, porém há a desconfiança entre as pessoas próximas que ela que tenha encontrado uma maneira de cometer suicídio. A última coisa que escreveu no Dário foi: "Espero que o final seja feliz - e eu nunca espero voltar - Frida". 

*Texto referência: Edward Lucie-Smith, "As Vidas dos Grandes Artistas do Século 20"

Um comentário:

Photoshopencanta disse...

Linda postagem, Frida Kahlo realmente merece todo reconhecimentoento, sua arte superou a técnica e a dor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...