quarta-feira, 27 de julho de 2011

Polainas, o retrô que nunca foi

Vários blogs e revistas anunciam: as polainas voltaram!
Voltaram de onde?
Nos anos 80 elas alcançaram o seu auge, mas ficaram ligadas à academias e bailarinas, eram bem coloridas, como mandava a moda da época, quem não lembra do filme Flashdance? Ou do Clipe Fisical da Olivia Newton-john?
Lembra um pouco a xuxa

 Mas, qual é a sua origem?
Seu registro mais antigo é do século XVIII e designa uma peça do vestuário também conhecida como “Perneira”, seu uso principal era aquecer as partes inferiores das pernas e tornozelos, por isso eram feitas de lã.
Na sua versão em couro, usada por cavaleiros e esportistas tem a função de proteção durante as atividades.
perneiras presas nas alpercatas, foto de 1936*

E não pense que só a gente do século XX que a usou como acessório de moda, já no século XVIII era usada desta maneira, principalmente entre pessoas da classe nobre.
Quem mais usa?
Tio Patinhas da Disney:

Michael Jackson em Smooth Criminal:

Em 2006 fizemos para a Marimoon Store algumas polainas em moletom que amarravam abaixo do joelho com elásticos coloridos e peças de acrílico na ponta, foi um sucesso! Tem uma foto minha no Anime Friends, usando-as combinando com saia e blusão de Poring, hiper nerd!

Ontem eu trabalhei de Melissa Ultragirl Branca de neve, polainas cinza e legging preta!

Na net você encontra milhares de dicas de como usar, mas quer saber? Coloque a criatividade para funcionar! Cuidado só com as cores, é uma releitura dos anos 80, mas sem ser brega!



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...