quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Museu do Futebol - Pacaembu

Programa de gringo, sim 60% dos visitantes não era brasileiro! Que curioso, mas o Museu do Futebol, os quase 7 mil metros quadrados debaixo da arquibancada do  Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, conta através de fotos, vídeos e narrações a história do esporte no Brasil, lugar que aperfeiçoou com a ginga do nosso povo.



O acervo não se limita à mostrar imagens, ele as contextualiza, na realidade brasileira, mas também na mundial, a sala que mais gostei é a que fala das copas do mundo, conhecemos aonde elas ocorreram, quem venceu e mais importante, o que rolava na época, como em 1966, a Inglaterra ganhava o mundial e os Beatles  eram a banda mais famosa do mundo. Impossível não se emocionar com a de 1994, nosso tetra e também ano da morte de um dos maiores ídolos do nosso país, o corinthiano Ayrton Senna.



A sala Rito de Passagem também é de destaque, lembram-se que o Maracanã foi construído para comemorarmos a vitória do Brasil aqui no Rio de Janeiro? Precisavamos de apenas um empate, marcamos o primeiro, cantamos vitória, mas veio o Uruguai, marcou um gol, a copa ainda era nossa, mas o coração já saia pela boca, mais um gol e o sonho da vitória em território nacional, iria embora, nisso a sala escura fica silenciosa e eu consegui ver uma galera chorando ao sair do ambiente.

São 15 ambientes que homenageiam todo o universo deste esporte, paixão nacional! Além disso ele tem como proposta a acessibilidade, todo mundo pode visitar, deficientes auditivos, visuais, com deficiência mental ou motora, é pensado para que todos possam participar e se emocionar.
Melhor que primeiro mundo!


Dica boa, de quinta-feira a entrada é gratuita, e de terça a domingo a inteira é R$ 6,00.
Um museu como esse, com a tecnologia, guias educados e informados, poderia custar muito mais.
Então aproveite, visite, a história é sua, levanta daí, talvez você aprenda algo! 


Endereço: Praça Charles Miller
Aberto de terça a domingo, com entrada das 09h às 17h e permanência no museu até as 18h.
 Não abre às segundas-feiras.

Um comentário:

Lilian disse...

Tive a oportunidade de conhecer um pouco mais de futebol visitando esse museu tão maravilhoso. Parabéns jumi por conseguir traduzir em tão poucas palavras o que realmente é o Museu do Futebol.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...