quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Campus Party, um pouquinho das atividades

Ontem eu e a dona Lua (@che_mi_cal) fomos até o Anhembi conferir a Campus Party! Visitamos a área expo e toda a área dos campuseiros, até as barracas. Realmente tem muitas atividades, mantendo o foco dá para fazer várias coisas.

A área Expo é a parte do merchan, com stands megalomaníacos de bancos, telefonia celular, provedores de internet, isso quer dizer, computadores para acessar internet, amendoim, brindes e algumas atrações legais, como a presença do vinheteiro. E um stand enorme com jogos apresentados pelo Luciano Amaral!
A parte mais legal da Zona Expo é a área de inclusão digital, este ano deve receber 5000 pessoas que marcaram hora antes do começo do evento, são escolas, instituições e empresas que em aulas de uma hora podem ver Introdução a internet e as mídias sociais. Quem sabe essas pessoas assim poderão ter outros acessos à informação diferente daquele filtrado da televisão e jornal.




Uma das palestras mais esperadas que rolou terça-feira foi a do professor e pesquisador do MIT, Sugata Mitra, ele defende o uso de computadores e internet para promover um novo método de ensino, principalmente em países pobres como a Índia, local onde nasceu, ele disse: " Onde não há professores nem escola, deem a eles um bom computador e uma conexão banda larga".
Ai eu lembro daquela musiquinha: "num mundo ideeaaaaal..." Porque aqui no Brasil sabemos muito bem o que aconteceria com estes computadores em locais distantes, eles custariam uns 5 mil reais, sendo que a  máquina não valeria mais que mil reais, e "desapareceriam misteriosamente" isso se realmente chegassem aos locais. Internet banda larga, outro sonho maravilhoso para os Brasileiros, mas Dr. Mitra não deve saber que para nosso governo, país dos bilhões arrecadados em impostos, o mais interessante é continuar com o instável e caro 3G. Então seu maravilhoso plano de distribuir computadores entre as regiões mais carentes e sem professores, eu me pergunto quem tomaria conta desses aparelhos, é inviável e cada vez mais impossível em um país cheio de malandrinhos como o Brasil.



Espaço para quem comprou entrada

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...