quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Total Recall e morar numa cidade pequena


Este fim de semana assisti à refilmagem de Total Recall: Colin Farrell está mais ou menos, Kate Beckinsale linda como a esposa, Jessica Biel como mocinha, mas o que na verdade me chamou a atenção foi a super população da "colônia", uma espécie de super favela tecnológica, onde as pessoas estão "presas" às suas funções e com rígido controle para ir à cidade.
Nossa mobilidade aqui em 2014 também é um pouco limitada, eu por exemplo tenho um passaporte brasileiro, portanto preciso de visto para alguns lugares, que pode ser negado mesmo mediante quantia um tanto quanto exorbitante, Estados Unidos te faz ir a dois lugares, ficar em longas filas e pagar, Canadá pede carta de recomendação e dinheiro, Japão motivos da viagem, declaração de bens e dinheiro. Mas temos acordos com alguns países onde, sendo turista, entra-se facilmente por limitado período de tempo. Depois de conhecer pessoas da China e Uzbequistão, vi que não estou em tão má posição assim, Uzbeques precisam de visto para deixar o país, sim, eles tem que avisar que vão sair, dar o motivo e voltar para regularizar a situação. Já na China habitantes de uma região, não podem mudar tão facilmente para outras, mais populosas. É um tanto quanto Total Recall, certo?
O que achei interessante também é a população da "colônia" , uma megacidade com etnias de todos os lugares, com letreiros em diversas línguas, mas principalmente inglês e chinês e pessoas, muitas pessoas pela rua, sujeira. Toda vez que assisto a filmes de ficção científica como esse penso que não quero viver em um mundo bagunçado como o retratado.
Ainda mais agora, indo para meu quarto mês morando numa ex-vila, com pouco mais de 25 mil habitantes, onde domingos e dias de semana após 22 horas, quase não se encontra pessoas. É calmo, dá para andar de bicicleta e dormir sem barulho. Eu achei que ia odiar morar em cidade pequena, estou sendo surpreendida, pode ser a idade, ou o fato de saber que é temporário.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...